sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cooperação iternacional Brasil e Colômbia trocam experiências na área de artesanato

Em 2011, Sebrae e Artesanías de Colombia começam a colocar em prática convênio com o objetivo de aprimorar e impulsionar o artesanato de ambos os países

Regina Xeyla

Brasília – A partir de 2011 será colocado em prática o convênio de Cooperação Internacional assinado em setembro passado pelo Sebrae e a Artesanías de Colômbia S.A. Por meio da parceria, será possível a promoção de missões técnicas, troca de conhecimento entre designers e gestores dos dois países, assim como, participação conjunta em feiras internacionais.

O convênio tem o objetivo de promover, em ambos os países, a comercialização de produtos artesanais, a capacitação dos artesãos e a melhoria de vida dos profissionais e de suas famílias.

O coordenador nacional da carteira de Artesanato do Sebrae, Maurício Tedeschi, afirma que “as duas instituições irão juntar forças para trocar metodologias nas áreas do artesanato em que possuem maior conhecimento”. Segundo ele, o artesanato colombiano é referência mundial pela qualidade e profissionalização com que o setor é tratado no país.

Selo de qualidade

A Artesanías de Colômbia é uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo. Trata-se de entidade representativa do setor artesanal que tem como missão contribuir para o melhoramento integral do segmento por meio da ampliação da competitividade, elevando o nível de vida dos artesãos, desenvolvendo processos tecnológicos e promovendo a comercialização dos produtos e capacitação dos profissionais.

A Colômbia tem selo de qualidade que diferencia os produtos artesanais. Lá a certificação das peças é feita por meio do Instituto Colombiano de Normas Técnicas. Hoje, no país, já são mais de 60 mil artesãos cadastrados, sendo aproximadamente mil certificados e dois mil em processo de certificação.

Outro aspecto que chama atenção é o número e a qualificação das pessoas disponíveis para atuar estrategicamente com o artesanato, principalmente designers. A equipe da Artesanías de Colômbia conta com uma equipe de trabalho de aproximadamente 300 profissionais.

Já o Sebrae apóia, no Brasil, 98 projetos de artesanato. “Nosso objetivo é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas”, disse Maurício. Ele ressalta que a atuação do Sebrae no setor visa contribuir para o desenvolvimento do artesanato de forma integrada, enquanto setor econômico viável que amplia a geração de renda e de postos de trabalho.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário